Função Ácido Carboxílico:
Os ácidos carboxílicos são caracterizados pelo grupo Carboxila (-COOH), Ligado à um carbono da cadeia principal. A fórmula estrutural da carboxila é a seguinte:
Esses compostos são ácidos fracos, mesmo assim são os compostos orgânicos mais ácidos. Quando têm mais de 10 carbonos, são conhecidos como ácidos graxos. No ser humano, esses ácidos estão presentes no suor, o que faz com que alguns animais reconheçam seus donos apenas pelo cheiro que exalam.
Os ácidos carboxílicos estão muito presentes no nosso cotidiano. O ácido mais simples é o que contém apenas um carbono, o ácido metanoico ou ácido fórmico, recebeu este nome (fórmico) porque esta presente nas formigas, quando elas nos picam elas liberam esse ácido que é o causador da quelas bolhas e da ardência irritante.
O ácido etanoico é o ácido carboxílico mais conhecido, pois ele também é conhecido como ácido acético, que é o responsável pelo cheiro e gosto azedo do vinagre.
Nomenclatura oficial posta pela IUPAC é bem parecida com a dos hidrocarbonetos, apenas trocando a terminação para -Óico e adicionando a palavra ácido na frente do nome. A numeração é feita começando pelo carbono da carboxila.
E essa foi uma breve explicação sobre a função Ácido carboxílico, espero ter ajudado, Bons estudos!!
Edited by: Victor Bráz
Nenhum comentário:
Postar um comentário